Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1974
Título: Motivação e aprendizagem na era digital
Autor(es): Silva, Viviane Paulino
Palavras-chave: Aprendizagem escolar
Motivação
Era digital
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente artigo é o resultado de uma pesquisa de campo que teve como objetivo investigar a motivação dos alunos para aprendizagem escolar na era digital – estudantes do Ensino Fundamental II. Os principais autores que embasam a pesquisa são: Libâneo (2001), Campos (1987), Pozo (2002), Freitas (2000), Veen (2009) dentre outros. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com características de estudo de caso e os instrumentos utilizados foram: questionário e entrevista dirigidos a 10 alunos. O estudo teve como objetivos específicos: a) averiguar as razões da ausência da motivação do aluno para aprendizagem escolar na era digital; b) focalizar o processo de motivação para aprendizagem escolar na era digital em seus aspectos abrangentes; c) procurar subsídios teóricos que auxiliem no entendimento da temática pesquisada. Os resultados desta pesquisa proporcionam, aos professores uma reflexão sobre as abordagens metodológicas utilizadas em seu trabalho, assim como uma análise sobre a realidade de cada aluno, oferecendo condições para que o professor selecione essas abordagens de forma que o trabalho se torne mais produtivo, minimizando assim, problemas de aprendizagem escolar. Também possibilita ao professor refletir melhor sobre o seu papel como mediador e motivador da aprendizagem no ambiente escolar.
Descrição: Silva, V. P. Motivação e aprendizagem na era digital. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1974
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane Paulino Silva.pdfViviane Paulino Silva753.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.