Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19776
Título: A inscrição compulsória no cadastro único como um dos requisitos ao acesso e manutenção do benefício de prestação continuada e sua relevância
Autor(es): Viegas, Hermann Amorim
Palavras-chave: Assistência social
Benefício
Vulnerabilidade
Data do documento: 2019
Resumo: A Assistência Social é um direito Constitucional e entre os benefícios previstos na nossa Carta Maior, temos o Benefício de Prestação Continuada (BPC), regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742/1993). Para a concessão e manutenção deste benefício, é preciso a inscrição no Cadastro Único que se tornou compulsória com a publicação do Decreto nº 8.805/2016, sendo requisito obrigatório. Por isso, esta pesquisa parte do seguinte problema: Quais são as barreiras e as vantagens do Cadastro Único para a concessão do BPC? Destarte, este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do Cadastro Único para um melhor controle de diminuição das fraudes e alcance assistencial para quem realmente necessita; e discutir acerca da aplicabilidade dos conceitos de família e renda per capita da LOAS. Verifica-se que o Cadastro Único é um instrumento muito importante para que o Estado possa melhorar a realidade socioeconômica das famílias de baixa renda da população brasileira, servindo também como uma forma de prevenção contra prejuízos ao erário público.
Descrição: VIEGAS, H. A. A inscrição compulsória no cadastro único como um dos requisitos ao acesso e manutenção do benefício de prestação continuada e sua relevância. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19776
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hermann Amorim Viegas.pdfPDF - Hermann Amorim Viegas3.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.