Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19777
Título: O direito do menor: um breve estudo sobre a evolução dos direitos das crianças e adolescentes sob uma perspectiva legal e sociológica
Autor(es): Souza, Isaac Cirilo de
Palavras-chave: Estatuto da Criança e do Adolescente
Proteção Integral
Garantismo
Data do documento: 2019
Resumo: Neste artigo faremos uma análise sobre a evolução histórica dos direitos dos menores, partindo da acolhida aos menores em situação irregular, feito pela igreja católica, passando pelo surgimento de leis específicas que buscam garantir a proteção do Estado às crianças e adolescentes, por meio do Código de Menores, em 1927, até o marco histórico da positivação dos direitos das crianças e adolescentes, com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, fazendo um paradoxo com as leis posteriores. Por meio de análise bibliográfica, de leis e doutrinas, buscaremos demonstrar, também, a visão sociológica a respeito dos direitos adquiridos e garantidos aos menores de 18 anos de idade, a partir da Constituição de 1988 e leis subsequentes. Sob a égide do princípio da proteção integral, buscamos construir um panorama conciso, a partir da abordagem político-social dos direitos atribuídos ao grupo de indivíduos vulneráveis por motivo da idade, fazendo uma inter-relação com a atual situação ideológica que se instala tanto na sociedade quanto no meio politico legislativo e, assim, buscaremos demonstrar, principalmente, os avanços, retrocessos e desafios que se apresentam na atualidade no que diz respeito a garantia, eficiência e eficácia do protecionismo estatal aos direitos que resguardam a dignidade da pessoa humana que se enquadra no grupo de vulneráveis defesos pela Lei 8.069/90 e suas alterações.
Descrição: SOUZA, I. C. de. O direito do menor: um breve estudo sobre a evolução dos direitos das crianças e adolescentes sob uma perspectiva legal e sociológica. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19777
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isaac Cirilo de Souza.pdfPDF - Isaac Cirilo de Souza4.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.