Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1978
Título: A produção de sentidos por universitários na leitura de textos acadêmicos no contexto da sala de aula
Autor(es): Sousa, Rubenice Lopes de
Palavras-chave: Leitura
Ensino Superior
Aprendizagem
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Este artigo é o resultado da pesquisa voltada à produção de sentidos na leitura de textos acadêmicos no contexto da sala de aula realizada por universitários. Contemplou-se a relação entre leitura e universitários pelo fato de que pouco se tem investigado nesta direção. Assim, partimos do seguinte questionamento: quais os sentidos produzidos na leitura dos textos acadêmicos por universitários no contexto sala de aula? O objetivo geral da pesquisa foi investigar os sentidos produzidos por alunos universitários na sala de aula em situações de leituras de textos acadêmicos; e os objetivos específicos: observar ações de compartilhamento texto-leitor nas situações de leitura (seminários e discussões coletiva de textos); identificar os sentidos produzidos durante a leitura e; analisar as estratégias de leituras utilizadas. Uma professora universitária juntamente com uma turma, composta por dezesseis alunas pertencentes ao segundo período do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Campina Grande/PB, compuseram a amostra da pesquisa. Para a construção dos dados, contamos com a técnica de observação assistemática não-participativa e utilizamos três aparelhos de MP4, para o registro em áudio das seis observações de aula acompanhadas. Em geral, os resultados evidenciam que as estratégias de leitura são incentivadas pela professora, favorecendo a compreensão de leitura das alunas, também verificamos que os sentidos produzidos na leitura ocorreram por meio da intertextualidade, concepção de leitura defendida nesta pesquisa, de que os sentidos produzidos na leitura não estão nem no texto, nem no autor nem no leitor separadamente, mas na relação entre eles.
Descrição: Sousa, R. L. de. A produção de sentidos por universitários na leitura de textos acadêmicos no contexto da sala de aula. 2011. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1978
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rubenice Lopes de Sousa.pdfRubenice Lopes de Sousa673.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.