Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19788
Título: Direitos violados no caso Ximenes Lopes e a primeira condenação do estado brasileiro na Corte Interamericana de Direitos Humanos
Autor(es): Souza, Gabriela Dias de
Palavras-chave: Sociedade democrática
Direitos violados
Efetivação da lei
Corte Interamericana
Data do documento: 2019
Resumo: O presente trabalho de pesquisa, intitulado “Direitos violados no caso Ximenes Lopes e a primeira condenação do Estado Brasileiro na Corte Interamericana de Direitos Humanos”, teve como objetivo geral mostrar a reconstrução do caso concreto da jurisprudência Ximenes Lopes versus Brasil que se fornece num alicerce concreto para as discussões do sistema de proteção internacional dos direitos humanos e sua interligação, não apenas com as demais áreas do direito, mas também com o desenvolvimento de uma sociedade justa, livre, solidária e democrática. Neste sentido, buscou-se ressaltar a necessidade de se trabalhar com esse tema, bem como as peculiaridades históricas relacionadas à proteção, a efetivação e monitoramento destes mesmos direitos. Desta forma a reconstrução do caso Damião Ximenes Lopes apresenta que é preciso ter um sistema jurídico previsível e confiável que é a legalidade e a legitimidade, com eles há uma efetividade em cumprir a lei, resolver conflitos e combater a impunidade. O método do desenvolvimento para este artigo científico foi o Método Dedutivo, método que utiliza o raciocínio lógico e na dedução para se chegar numa conclusão. A técnica da pesquisa realizada será a da pesquisa bibliográfica, decorrente de pesquisas realizadas anteriormente.
Descrição: SOUZA, G. D. de. Direitos violados no caso Ximenes Lopes e a primeira condenação do estado brasileiro na Corte Interamericana de Direitos Humanos. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19788
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriela Dias de Souza.pdfPDF - Gabriela Dias de Souza5.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.