Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19793
Título: O processo de escolha de conselheiros tutelares no Brasil e o seu papel de representação da sociedade
Autor(es): Saturnino, Irandi Filgueira
Palavras-chave: Estatuto da Criança e do Adolescente
Conselho tutelar
Processo de escolha
Data do documento: 2019
Resumo: O presente trabalho busca analisar o processo de escolha de conselheiros tutelares no Brasil, assim como, analisar a importância dos membros do Conselho Tutelar, um órgão sui generis, encarregado de zelar pela garantia de direitos de crianças e adolescentes, sendo esse órgão, o representante da sociedade no Sistema de Garantis de Direitos de Crianças e adolescentes. O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, baseada em consultas literárias, artigos científicos e dados. Através do estudo, mostrou-se evidente que para que haja um Conselho Tutelar forte, atuante e representativo da sociedade, faz-se necessário um processo de escolha unificado nacionalmente, participativo e principalmente democrático, onde a soberania popular prevaleça e que sejam assim empossados, conselheiros tutelares comprometidos e capazes para a efetiva garantia do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes como preceitua o Estatuto de Criança e do adolescente e a Constituição Federal de 1988.
Descrição: SATURNINO, I. F. O processo de escolha de conselheiros tutelares no Brasil e o seu papel de representação da sociedade. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19793
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Irandi Filgueira Saturnino.pdfPDF - Irandi Filgueira Saturnino3.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.