Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19799
Título: Usucapião especial urbana por abandono de lar conjugal: uma análise sobre os impactos da lei 12.424/11
Autor(es): Macêdo, Priscila Nunes da Silva
Palavras-chave: Usucapião
Família
Abandono de lar
Data do documento: 2019
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade analisar a usucapião especial urbana por abandono de lar conjugal, também conhecida como usucapião familiar, presente no ordenamento jurídico brasileiro através do art. 1.240 – A do Código Civil de 2002, introduzido por força da Lei 12.424/11. Incialmente será explorado de forma sucinta e breve a origem, fundamentos, requisitos e espécies do instituto da Usucapião, assim como as principais especificidades e características de cada modalidade usucapião previstas no direito brasileiro. Posteriormente, serão tratados alguns princípios aplicáveis ao Direito de Família que estão diretamente relacionados ao tema em comento. Por fim, serão abordadas as características, os requisitos específicos, a função social e a aplicabilidade da Usucapião especial urbana por abandono de lar conjugal, trazendo ainda os aspectos da Emenda Constitucional nº 66/10 em face da Usucapião Especial Urbana por abandono de lar conjugal, buscando trazer ao trabalho a discursão que se refere a questionamentos sobre a volta da culpa pelo fim da relação conjugal, por intermédio dessa nova modalidade de usucapir. Trata-se de uma produção de aspecto teórico, que resultou de um levantamento bibliográfico que apoiou-se em discussões relevantes de autores como Diniz (2012), Venosa (2011) e Tartuce (2012) para embasar o seu referencial teórico.
Descrição: MACÊDO, P. N. da S. Usucapião especial urbana por abandono de lar conjugal: uma análise sobre os impactos da lei 12.424/11. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19799
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Nunes da Silva Macêdo.pdfPDF - Priscila Nunes da Silva Macêdo3.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.