Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19812
Título: Relacionamento abusivo: Que gozo é esse? Um olhar para o feminino
Autor(es): Melo, Virgínia Gonçalves de
Palavras-chave: Psicanálise
Relacionamento abusivo
Narcisismo
Devastação
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar, à luz da psicanálise, o lugar ocupado pelo feminino em um relacionamento abusivo, para isso recorremos ao filme “Lua de Fel”, lançado em 1992 sob direção de Roman Polanski, uma vez que a arte, de acordo com Freud, precede a psicanálise. Assim, a fim de compreender o sustentáculo de uma parceria sintomática, bem como o lugar do Gozo Outro, aquele ao qual submetem-se todos que se inscrevem na equação do não todo, e o fenômeno da devastação em um cenário caracterizado por uma relação abusiva, onde o amor é uma forma de suplência para que Ela possa se nomear. Tendo em vista a ausência de um significante que indique o que é A mulher, e o encontro do amor com o gozo mortificante, recorremos a conceitos Freud-Lacanianos, apostando no par implicação-responsabilização, assim como, na possibilidade da mulher criar arranjos vivificantes mediante o seu Gozo.
Descrição: MELO, V. G. de. Relacionamento abusivo: Que gozo é esse? Um olhar para o feminino. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19812
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Virgínia Gonçalves de Melo.pdfPDF - Virgínia Gonçalves de Melo11.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.