Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19834
Título: Um estudo sobre a inclusão do aluno surdo na escola da rede pública: inclusão ou exclusão?
Autor(es): Rodrigues, Josicarla Fernanda Faria
Palavras-chave: Aluno surdo
Escola
Inclusão
Data do documento: 6-Ago-2019
Resumo: O aluno surdo possui uma língua materna que é a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), oficializada pela lei 10.436 em 22 de abril de 2002. Tanto a LIBRAS quanto a Língua Portuguesa são línguas próprias e oficiais do Brasil, possuem estrutura gramatical e cultura identitária distintas. Sendo assim, é importante debater o processo de escolarização, sobretudo o da alfabetização destes alunos que apresentam necessidades educacionais especiais devido a ausência da audição. Nesse sentido, objetivamos investigar como ocorre o processo de inclusão do aluno surdo na escola pública. Assim, o presente trabalho tem por objetivo geral discutir o processo de inclusão escolar do aluno surdo na escola da rede pública, especificamente, pretende-se realizar uma discussão teórica sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a educação inclusiva para surdos. Posteriormente, será produzido um questionário semiestruturado sobre a inclusão do aluno surdo em sala de aula e destinado para quatro professores de Língua Portuguesa da cidade de São Bento – PB que atuam na rede pública de ensino. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Como aporte teórico nos embasamos nos posicionamentos de Gesser (2009), Skliar (2002), Sacks (2007), entre outros. Como resultado foi possível observar que os professores não possuem muito conhecimento sobre a comunidade surda, sua língua de comunicação, suas características particulares, e por falta dessas informações acabam prejudicando o processo de aprendizagem do aluno surdo, fazendo com que o processo de inclusão não se efetive.
Descrição: RODRIGUES, J. F. F. Um estudo sobre a inclusão do aluno surdo na escola da rede pública: inclusão ou exclusão?. 2019. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19834
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josicarla Fernanda Faria Rodrigues.pdf4.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.