Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19836
Título: Memória e identidade em Dois Irmão de Molton Hatoum
Autor(es): Nascimento, Alex Pereira do
Palavras-chave: Dois irmãos
Memória
Identidade
Família
Conflito
Data do documento: 6-Ago-2019
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo discutir o antagonismo e a reminiscência no romance Dois Irmãos, de Milton Hatoum, publicado em 2000, destacando a memória e a identidade como elementos expressivos dentro da narrativa. O enredo é pontuado por inúmeros conflitos a partir da relação antagônica dos irmãos gêmeos, Omar e Yaqub, eixo motivador do drama da família de Halim e Zana. A rivalidade emerge como pano de fundo dentro da narrativa, que ganha visibilidade a partir das lembranças do narrador sobre os acontecimentos do passado da família libanesa. Para pensarmos a posição do narrador e todo o drama que envolve as personagens do romance de Milton Hatoum recorremos aos pressupostos teóricos de Benjamin (1985), Candau (2011), Sarlo (2007), Pollak (1992), Lukács (2000), Hall (2011), Freud (1996), dentre outros. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de compreendermos como se constituem as identidades do indivíduo pós-moderno, especialmente dentro de um núcleo familiar em extrema desordem. Desse modo, esperamos que essa pesquisa possa contribuir para os estudos literários sobre a obra hatouniana e a sua importância para se pensar a sociedade contemporânea, sobretudo as relações humanas.
Descrição: NASCIMENTO, A. P. do. Memória e identidade em Dois Irmão de Molton Hatoum. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19836
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alex Pereira do Nascimento.pdf14.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.