Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1986
Título: La poesía mulata de Nicolás Guillén
Autor(es): Brito, Gilmara Jane Oliveira de
Palavras-chave: Crítica Literária
Poesia
Literatura Cubana
Identidade Étnica
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Este artigo analisa os recursos poéticos através dos quais o cubano Nicolás Guillén cria uma singular valorização, e ao mesmo tempo uma crítica aos cubanos negros. Mostraremos que através de sua literatura, Guillén, divulgou as belezas e tradições dos cubanos negros, incluindo em alguns de seus poemas a reprodução da vida cotidiana, tradições, características física e a linguagem oral falada pelos negros, assim como os criticou por as vezes, eles mesmos terem preconceito contra sua raça. Esta pesquisa procura enfatizar também, que o autor lutava contra os preconceitos existentes contra seus afro descendentes desempenhando um papel de mediador entre as duas raças, negro e branco. Guillén defende que isso não deveria existir, pois com a mestiçagem, Cuba desfrutava de uma outra raça, a mulata. Para isso, tomamos como base alguns de seus poemas das obras Motivos de son (1930) e Sóngoro cosongo ( 1931).
Descrição: Brito, G. J. O. de. La poesía mulata de Nicolás Guillén. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em língua espanhola)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1986
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilmara Jane Oliveira de Brito.pdfGilmara Jane Oliveira de Brito347.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.