Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19872
Título: | Estágio supervisionado em unidades educacionais do município de Caiçara/PB: experiências com educação inclusiva |
Autor(es): | Silva, Edileusa Querino da |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Pedagogia Educação inclusiva |
Data do documento: | 3-Mai-2019 |
Resumo: | O estágio supervisionado tem sido uma disciplina obrigatória e essencial para a formação dos futuros professores. Essa experiência dá subsídio aos futuros profissionais por meio de análises de como acontece a articulação entre teoria e prática. As observações no cotidiano escolar possibilitam ao aprendiz desenvolver competências próprias da atividade profissional, e a contextualização de conhecimentos teóricos agenciando as vivências práticas na disciplina de Pedagogia. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é conhecer o cotidiano da gestão escolar em unidades educacionais do município de Caiçara/PB e a sua preocupação com a educação inclusiva, a partir das atividades obrigatórias do Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia/PARFOR da UEPB, em suas partes: I (OBSERVAÇÃO), II (OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E PRÁTICA no Ensino Infantil) e III (OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E PRÁTICA no Ensino Fundamental I), destacando sua importância para o desenvolvimento do graduando para a prática docente. A partir dessa experiência, levantamos algumas discussões acerca da importância da educação inclusiva e da didática utilizada pelo educador, o que possibilita a evolução do conhecimento e a inclusão gradativa do educando levando-o a uma educação de qualidade, que os prepara para uma vida ativa na sociedade. Os resultados obtidos neste trabalho foram satisfatórios, tendo como consequências à consolidação de percepções teóricas e práticas no ambiente escolar, como também a preparação para atuar como educadora polivalente no ensino Fundamental I, concomitante à educação inclusiva. Esta prática nos proporcionou analisar a relação do ensino aprendizagem entre o professor e o aluno inclusivo, permitindo perceber que o fator integracionista é crucial para a participação de todos os envolvidos para construção dos conhecimentos socioculturais. |
Descrição: | SILVA, E. Q. da. Estágio supervisionado em unidades educacionais do município de Caiçara/PB: experiências com educação inclusiva. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19872 |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Edileusa Querino da Silva.pdf | PDF - Edileusa Querino da Silva | 866.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.