Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19873
Título: | O lúdico como estratégia no aprendizado de matemática no ensino infantil em unidades educacionais do município de Caiçara/PB |
Autor(es): | Lira, Maria Jose Soares dos Santos |
Palavras-chave: | Estágio supervisionado Pedagogia Educação |
Data do documento: | 4-Mai-2019 |
Resumo: | O estágio supervisionado tem sido uma disciplina obrigatória e essencial para a formação dos futuros professores. Essa experiência dá subsídio aos futuros profissionais por meio de análises de como acontece a articulação entre teoria e prática. As observações no cotidiano escolar possibilitam ao aprendiz desenvolver competências próprias da atividade profissional, e a contextualização de conhecimentos teóricos agenciando as vivências práticas na disciplina de Pedagogia. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é analisar a prática do discente no âmbito escolar através do Estágio Supervisionado em suas fases: OBSERVAÇÃO PLANEJAMENTO E PRATICA dando ênfase ao uso do lúdico como estratégia no aprendizado de matemática no ensino infantil em unidades educacionais do município de Caiçara/PB. A presente análise partiu de um levantamento bibliográfico que gerou o nosso referencial teórico; da descrição dos aspectos estruturais das unidades escolares escolhidas para realizar o estágio, das observações, planejamento e das práticas em sala de aula. Dessa forma o estágio nos possibilitou vivenciar a pratica docente destacando sua importância para o desenvolvimento do graduando e contribuiu para levantarmos algumas discussões que buscam evidenciar se a dificuldade encontrada no ensino de Pedagogia e a não valorização da disciplina no currículo escolar acontece pela necessidade de não haver profissionais habilitados nessa área. Tomamos como alicerce o conhecimento teórico adquirido em sala de aula tendo como solução de problemas que surgem no decorrer da formação na disciplina Estágio Supervisionado I, II e III, no qual foi articulada com a experiência vivenciada na sala de aula, possibilitando o autoconhecimento permitido à participação de todos na trajetória de ser e tornar-se professor. Diante dessas questões é que buscamos compreender se a teoria que estudamos na graduação realmente tem subsidiado uma construção para a prática em sala de aula. Os resultados obtidos nesse trabalho foram satisfatórios, tendo como consequências à consolidação de nossas percepções teóricas com a prática no ambiente escolar, como também tem subsidiado a nossa preparação para atuar como educador polivalente no ensino Fundamental I. O presente trabalho tem como finalidade desempenhar atividades voltadas para o lúdico na matemática, uma vez que o mesmo se faz fundamental para o aprendizado infantil, desempenha atividades envolvendo essa metodologia é ao mesmo tempo despertar, chamar a atenção do aluno e lhe inserir nesse aprendizado de forma proveitosa e enriquecedora, fazendo com que nossos aprendizes aprendam da melhor maneira possível. |
Descrição: | LIRA, M. J. S. dos S. O lúdico como estratégia no aprendizado de matemática no ensino infantil em unidades educacionais do município de Caiçara/PB. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19873 |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Jose Soares dos Santos Lira.pdf | PDF - Maria Jose Soares dos Santos Lira | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.