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Título: A educação em prisões e o cotidiano das mulheres: uma análise da realidade educacional do Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão
Autor(es): Barbosa, Cínthia Araújo
Palavras-chave: Educação
Educação prisional
Legislação
Data do documento: 26-Jul-2014
Resumo: A educação prisional na Paraíba é praticada há pelo menos três décadas. No entanto, persiste uma grande dificuldade na garantia de direitos da população carcerária. A partir desta constatação, realizamos uma pesquisa qualitativa, descritiva do tipo estudo de caso, cujo objetivo geral é analisar a realidade educacional no Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão, a luz da legislação vigente. O instrumento de pesquisa foi elaborado a partir de alguns pontos da legislação que julgamos importantes no que tange à oferta da educação prisional, quais sejam: Assistência educacional às presas e seus filhos e filhas; assistência material, a partir do fornecimento de vestuário, alimentação e instalações higiênicas, e; remição de pena. Podemos concluir que a realidade encontrada no Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão não difere da realidade nacional, convergindo com as questões amplamente relatadas na literatura.
Descrição: BARBOSA, Cínthia Araújo A educação em prisões e o cotidiano das mulheres: uma análise da realidade educacional do Centro de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão – João Pessoa – PB.. 2018. 67f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19895
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