Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19904
Título: Mandacaru sem espinhos (Cereus hildemannianus K. Schum): uma alternativa tecnológica para o semiárido brasileiro
Autor(es): Pereira, Aislan Limeira
Palavras-chave: Cereus jamacaru
Cacto
Semiárido
Estiagem
Data do documento: 12-Ago-2019
Resumo: O mandacaru (Cereus jamacaru P. DC.) é um fruto nativo da região Nordeste do Brasil e como não é explorado comercialmente, ocorrem grandes perdas em sua safra. O mandacaru é uma das espécies nativas da vegetação da caatinga, pertencendo à família das cactáceas. Objetivou-se estudar o desenvolvimento de plantas de mandacaru sem espinhos em função da aplicação de diferentes quantidades de húmus de minhocas vermelha da califórnia na presença e ausência de fertilizante orgânico. A pesquisa foi conduzida, em condições de campo na Escola Agrotécnica do Cajueiro, Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, Catolé do Rocha/PB. O delineamento estatístico adotado foi em blocos casualizados, com quatro repetições e 32 parcelas experimentais, num fatorial 4 x 2. Os tratamentos foram quatro quantidades de húmus de minhocas [(Q1= 250 ; Q2= 500; Q3= 750 ; Q4= 1000 g/covas) na presença (B1); ausência (B0) de biofertilizante comum)] no desenvolvimento de mandacaru sem espinhos, a irrigação foi realizada duas vezes por semana. As análises estatísticas foram interpretadas a partir da análise de variância pelo teste F, utilizando-se o programa SISVAR 5.0 e as médias confrontadas pelo teste de TUKEY. Com os resultados obtidos observou-se efeitos significativos para as variáveis altura da haste, diâmetro de haste, número de brotos e comprimento de brotos em função da presença de biofertilizante em plantas de mandacaru sem espinhos.
Descrição: PEREIRA, A. L. Mandacaru sem espinhos (Cereus hildemannianus K. Schum): uma alternativa tecnológica para o semiárido brasileiro. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19904
ISSN: CDD 583.56
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aislan Limeira Pereira.pdf7.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.