Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19905
Título: Substituição do milho por de palma (Opuntia stricta Haw) na dieta de suínos em crescimento
Autor(es): Pereira, Jefferson Carlos da Rocha
Palavras-chave: Desempenho
Alimento alternativo
Opuntia
Conversão alimentar
Margem bruta
Suinocultura
Data do documento: 12-Ago-2019
Resumo: Objetivou-se avaliar a substituição do milho pelo farelo de palma na dieta de suínos em crescimento. O experimento foi conduzido no Setor de Suinocultura da Universidade Estadual da Paraíba Campus-IV/(UEPB), Catolé do Rocha-PB. Foram utilizados quinze suínos híbridos machos castrados com idade média e peso inicial médio de 35 dias e 13,60 kg, que ficaram alojados em baias coletivas providas de comedouros e bebedouros com capacidade para cinco animais por tratamento. Os animais foram distribuídos em delineamento de blocos ao acaso, em função do peso inicial, com três tratamentos e cinco repetições. As pesagens foram realizadas no início do experimento e a cada 14 dias até 42 dias, período estabelecido para o final da pesquisa, o que permitiu calcular as variáveis do desempenho. A palma utilizada para obtenção do farelo foi o clone Orelha de Elefante Mexicana (Opuntia stricta Haw), plantada e cultivada no Campus IV da UEPB, após ser colhida foi picada e desidratada ao sol por três dias, em seguida foi triturada e levada para seca novamente ao sol por mais dois dias para obtenção do farelo. Os indicadores econômicos avaliados foram margem bruta de lucro e o custo por quilograma de carne suína produzido. Não houve efeito significativo dos níveis de substituição do milho pelo farelo de palma sobre os consumos de matéria seca. A substituição do farelo milho por farelo de palma não resultou em efeito significativo para o ganho de peso total e para o ganho de peso médio diário que foi de aproximadamente 26,9 kg e 640,0 g/dia, respectivamente. A conversão alimentar não foi influenciada pela substituição do milho pelo farelo de palma, que apresentou média de 2,37 kg de matéria seca consumida por quilograma de peso ganho. A margem bruta de lucro apresentou valores próximos e positivos para todos os tratamentos e os custos com a ração em relação ao preço do quilograma de carne de suínos representaram 65,16%; 70,83% e 70,16% para os níveis de substituição de 0%, 15% e 30% do milho pelo farelo de palma, respectivamente. A substituição do milho pelo farelo de palma até 30% não afeta o desempenho biológico e econômico dos suínos em crescimento, podendo ser uma alternativa viável para regiões semiáridas.
Descrição: PEREIRA, J. C. R. Substituição do milho por de palma (Opuntia stricta Haw) na dieta de suínos em crescimento. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19905
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jefferson Carlos da Rocha Pereira.pdf3.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.