Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19923
Título: Importância da utilização do plano de negócios nas iniciativas da administração pública de apoio e fomento ao empreendedorismo.
Autor(es): Florencio, Hellenkarla Rodrigues
Palavras-chave: Administração pública
Empreendedorismo
Planejamento
Plano de negócios
Data do documento: 17-Mar-2018
Resumo: Frente aos problemas econômicos enfrentados nos últimos anos, a saída encontrada pelo governo, têm sido fomentar o desempenho e a competitividade de micro e pequenas empresas, a fim de promover o desenvolvimento econômico propiciado pelo empreendedorismo. No entanto, ao mesmo tempo que o empreendedorismo precipita percentuais de crescimento, na contramão seguem números alarmantes de empresas que fecham as portas precocemente. E as principais causas dessa disparidade incluem falta de capacitação, conhecimento e ausência de planejamento. Se torna cada vez mais salutar que o fomento empreendedor governamental contemple iniciativas que capacitem o empreendedor a transformar ideias em empreendimentos lucrativos. Diante desde contexto, o presente artigo tem como objetivo avaliar o Plano de Negócios como ferramenta estratégica para a Administração Pública, nas iniciativas governamentais de apoio e fomento ao empreendedorismo no país; a fim de responder a seguinte pergunta de pesquisa: A utilização do Plano de Negócios nas iniciativas governamentais de apoio e fomento ao empreendedorismo pode fortalecer o setor e reduzir a mortalidade precoce empresarial? Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia utilizada assume característica exploratória e descritiva; enquanto sua abordagem apoia-se na perspectiva quali-quantitativa, com base no levantamento bibliográfico de fontes idôneas. Infere-se que a partir da formulação do Plano de Negócios, o empreendedor torna-se apto a identificar riscos eminentes, antes de cometê-los no mercado; o que cumula em maior competitividade e sustentabilidade financeira. Esta ponderação de fomento ao empreendedorismo é o canal de oxigênio para que possa ter na Administração Pública alternativas de crescimento, renovação e ajustes de inovação nas suas políticas públicas.
Descrição: FLORENCIO, Hellenkarla Rodrigues. Importância da utilização do plano de negócios nas iniciativas da administração pública de apoio e fomento ao empreendedorismo. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19923
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hellenkarla Rodrigues Florencio.pdfPDF - Hellenkarla Rodrigues Florencio2.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.