Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19991
Título: Escola, família e a criança autista: as barreiras que tornam essa relação dificultosa
Autor(es): Souza, Suelen Cristina da Silva Bernardo de
Palavras-chave: Educação inclusiva
Altismo
Relação família escola
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: O presente estudo objetiva compreender a relação entre família e escola no processo educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista-TEA, através da análise das respostas de um questionário aplicado a mães de crianças com Autismo. Nesse sentido, buscamos apresentar quais foram os indícios e sinais presentes nesta relação, que acabam se configurando como as principais dificuldades e desafios no momento da inserção desses indivíduos na escola e contribuem para o surgimento de certos conflitos. Como metodologia, nos ancoramos na abordagem qualitativa, na modalidade de pesquisa de campo. Para tanto, entraram em pauta as contribuições autorais de PILETTI (2009), BRITO (2017), TORONTO (2004), Mello (2002), dentre outros, que trabalham temáticas que abordam tais relações. Com base nessas fontes iremos apresentar e descrever como se dá o primeiro contato dessas crianças com a escola, uma vez que o contexto é uma ampliação da micro sociedade, que é a família na qual está inserida, intitulado no presente estudo como “relações dificultosas” provocadas em grande medida pela quebra da rotina das crianças. Para além desse desafio, há ainda a resistência por parte de algumas escolas em aceitar crianças com Autismo ou quando aceitam não dispõem de estrutura adequada para a promoção da educação especial.
Descrição: SOUZA, S. C. da S. B. de. Escola, família e a criança autista: as barreiras que tornam essa relação dificultosa. 2019. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19991
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-SUELEN CRISTINA DA SILVA BERNARDO DE SOUZA.pdf645.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.