Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20000
Título: Diagnóstico da palma forrageira tradicional devastada pela cochonilha do carmim, no município de Pedra Lavrada, PB
Autor(es): Santos Neto, José Antônio dos
Palavras-chave: Pecuária
Palma forrageira
Cochonilha de carmim
Rebanho
Revitalização da flora
Data do documento: 3-Jul-2019
Resumo: A palma forrageira é a principal alternativa para alimentar o rebanho (bovino, ovino e caprino), especialmente, durante os longos períodos de estiagens e, portanto, a principal alternativa da sustentabilidade da pecuária regional. Com o advento da cochonilha do carmim (Dactylopius opuntiae), as áreas cultivadas com a palma forrageira tradicional, no recorte geográfico de Pedra Lavrada, PB, foram drasticamente dizimadas. Diante disto, houve a necessidade de se efetivar um diagnóstico da palma forrageira tradicional devastada pela cochonilha do carmim, no referido município, sendo essa determinação os objetivos principais. O recorte experimental foi constituído por doze fazendas, aonde existia a palma tradicional e existe o processo de revitalização com clones resistentes à cochonilha do carmim, na zona rural de Pedra Lavrada, região geográfica imediata de Cuité-Nova Floresta, no Seridó Oriental da Paraíba. As fazendas foram georeferenciadas, utilizando-se imagens de satélites Google Earth Pro e os diagnosticados foram feitos aplicando-se entrevistas com questionários estruturados e semiestruturados aos agropecuaristas e visitas in loco. As análises forma feitas mediante critérios da estatística descritiva. Os principais resultados indicaram que a sustentabilidade da agropecuária no referido recorte geográfico depende da palma forrageira. As áreas cultivadas com a palma forrageira tradicional foram drasticamente dizimadas pela cochonilha do carmim e, portanto, a alternativa é substituir por clones resistentes a essa praga. O período de estiagem (2012/17) contribuiu, ainda mais, na descapitalização do produtor, o que desacelerou o processo de revitalização. O grande desafio da atividade pecuária, no recorte geográfico do referido município, é a irregularidade no regime irregular pluvial. Condição essa que contribui para ausência de pasto nativo. Conclui-se que, a revitalização da palma forrageira, com variedades resistentes a cochonilha do carmim, é condição sine qua non para a atividade pecuária no município de Pedra Lavrada.
Descrição: SANTOS NETO, J. A. dos. Diagnóstico da palma forrageira tradicional devastada pela cochonilha do carmim, no município de Pedra Lavrada, PB. 2019. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20000
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS NETO.pdf2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.