Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20007
Título: A problemática da judicialização e a solução consensual de conflitos na perspectiva do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Guarabira/PB
Autor(es): Deriu, Bruno Adelino Gomes
Palavras-chave: Processo
Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC)
Conciliação
Mediação
Conciliação processual
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: O respectivo artigo tem como objetivo discutir a problemática da cultura brasileira de ajuizamento excessivo de ações, através das práticas consensuais de solução de conflitos, ora seja, a Mediação e Conciliação, tendo como parâmetro, as aplicadas no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Guarabira/PB. Com isso, o texto foi escrito com base na pesquisa bibliográfica e na documental, usando de citações doutrinárias e pesquisas (oriundos de estudos sobre o tema). Assim, num primeiro momento, foram discutidas as questões procedimentais do Processo e, após, a contextualização da sua problemática nacional de excessivos litígios, embasada por dados numéricos divulgados, entre mais, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na cartilha “Justiça em Números, 2018”. Destarte, é aprofundado o conhecimento a respeito das técnicas que envolvem as práticas de Mediação e Conciliação, pelos estudos doutrinários e da lei, partindo-se das suas definições, até as consequências práticas do seu uso. Por fim, trazendo a tona, nesse contexto, a vivência no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Guarabira/PB, com o intuito de tomar como modelo, para que se descontrua a cultura social de conflitos, que lota os fóruns pelo Brasil, e que torne a Justiça mais célere e confiável.
Descrição: DERIU, B. A. G. A problemática da judicialização e a solução consensual de conflitos na perspectiva do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Guarabira/PB. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20007
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Adelino Gomes Deriu.pdfPDF - Bruno Adelino Gomes Deriu1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.