Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20013
Título: Mutação constitucional e a corrosão da segurança jurídica
Autor(es): Silva, Erick Ramon Morais da
Palavras-chave: Direito constitucional
Mutação constitucional
Princípios constitucionais
Segurança jurídica
Data do documento: 10-Jun-2019
Resumo: O presente artigo objetiva o estudo, ainda que breve, da mutação constitucional e, a partir disso, buscar entender em que circunstâncias ela ocorre e como deve ser realizada no âmbito do Supremo Tribunal Federal, uma vez que eventuais mudanças no entendimento do texto constitucional podem ferir a própria Constituição. Além disso, busca-se respostas sobre a mutação constitucional, tais como: onde e como surgiu, sob que circunstâncias ocorrerá, em quais sistemas jurídicos é mais comum, entre outros pontos. Demais disso, pretende-se verificar se, quando da mutabilidade das normas constitucionais, por parte da Corte Suprema e, à luz do Estado de Direito, haverá violação a princípios constitucionais basilares à manutenção do Estado. Em seguida, discorrer-se-á sobre a Constituição como um sistema aberto de regras e princípios, passando-se a investigar à luz de julgados da Suprema Corte brasileira, a violação ou não, de princípios constitucionais, como é o caso do princípio da segurança jurídica.
Descrição: SILVA, E. R. M. da. Mutação constitucional e a corrosão da segurança jurídica . 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20013
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erick Ramon Morais da Silva.pdfPDF - Erick Ramon Morais da Silva1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.