Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20020
Título: O princípio responsabilidade de Hans Jonas e as repercussões na bioética
Autor(es): Lima, Delles Duarte
Palavras-chave: Bioética
Princípio da responsabilidade
Tecnociência
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: O trabalho que aqui apresentamos intitula-se: O princípio responsabilidade de Hans Jonas e as repercussões na bioética. Na medida em que se propõe tratar a questão da civilização tecnológica e o novo sentido atribuído por Hans Jonas ao imperativo ético, a partir daquilo que o autor alemão designa de princípio responsabilidade, o primeiro ponto sobre o qual se debruça o nosso estudo será o fato de que os avanços e as inovações tecnológicas das últimas décadas no campo da tecnociência trazem em si um enorme poder de intervenção sobre a globalidade da vida, tornando necessária, com isso, a profunda reflexão ética em razão das consequências advindas à sociedade. É assim que a obra de Jonas está situada no contexto de surgimento da bioética no século XX, área de viés multidisciplinar, que compreende, segundo Van R. Potter, uma abordagem em relação à contínua busca de sabedoria pela humanidade, que define como saber como usar o conhecimento para a sobrevivência humana e para o aperfeiçoamento da condição humana. A relação entre o novo imperativo ético entrevisto na obra de Hans Jonas e a bioética será analisada, portanto, no segundo momento deste trabalho.
Descrição: LIMA, D. D. O princípio responsabilidade de Hans Jonas e as repercussões na bioética. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20020
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DELLES DUARTE LIMA.pdf633.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.