Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20023
Título: Justiça criminal consensual
Autor(es): Cavalcante, Danilo Viana
Palavras-chave: Plea bargain
Justiça consensual
Direito processual penal
Projeto anticrime
Data do documento: 10-Jun-2019
Resumo: O presente artigo tem como escopo demonstrar, diante de revisões bibliográficas, o fenômeno da Justiça Criminal Consensual e o instituto da plea bargain, presente modelo processual norte-americano, traçando um paralelo entre sua adequação ao sistema de common law e civil law, assim como o conflito entre os modelos “garantista”, “punitivista” e “eficientista”, na percepção da aplicabilidade do Direito Processual Penal. Mediante uma visão crítica, passaremos a analisar a aplicabilidade no ordenamento jurídico brasileiro do Projeto de lei nº 882/2019, denominado “projeto anticrime”, que encontra-se em tramitação na Câmara do Deputados, especificamente quando se refere às alterações no Código de Processo Penal para ampliação dos acordos entre acusado e acusador, comparando-o ainda com as possibilidades vigentes de justiça consensual em nosso ordenamento jurídico, contidas na lei nº 9.099/95 (Lei dos Juizados Especiais), com as previsões de autocomposição, e na aplicação do instituto da colaboração premiada, e da leniência, mediante acordo com o Ministério Público.
Descrição: CAVALCANTE, D. V. Justiça criminal consensual. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20023
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danilo Viana Cavalcante.pdfPDF - Danilo Viana Cavalcante571.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.