Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20028
Título: A construção do sujeito mulher na obra Marias, de Janaína Azevedo
Autor(es): Laurentino, Jéssica Barbosa
Palavras-chave: Literatura
Construção do sujeito
Sexualidade
Narrativa
Data do documento: 10-Jun-2019
Resumo: O cenário de atuação das mulheres vem mudando ao longo da história da humanidade, sobretudo, devido às lutas dos movimentos feministas que agiram de modo a assegurar-lhes direitos sociais e políticos. Esse contexto transformou de forma significativa o modo como se constitui o sujeito mulher na literatura, em especial, a produzida por elas mesmas. Desta forma, o presente trabalho pretende problematizar como se realiza a construção do sujeito mulher em Marias (1999) da paraibana, natural do munícipio de Areia, Janaína Azevedo. Os objetivos norteadores da pesquisa são: identificar as características que constituem as personagens protagonistas dos contos; apresentar o ambiente atribuído às mulheres na obra estudada e, em seguida, indicar como esses aspectos contribuem para a construção do sujeito mulher nas narrativas. O corpus da pesquisa é formado por quatro dos treze contos que constam na referida obra, a saber, “Tia Dona”, “As Mulheres da Quadrilha”, “Rituais” e “Carpintaria”. A construção do sujeito mulher pela mencionada autora ocorre a partir da ambivalência submissão/resistência. Como referencial teórico, a pesquisa é embasada principalmente pelos estudos de Bataille (1987); Candido (2008); Follador (2009); Silva e Henning (2011) e Touraine (2010).
Descrição: LAURENTINO, J. B. A construção do sujeito mulher na obra Marias, de Janaína Azevedo. 2019. 27p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20028
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JÉSSICA BARBOSA LAURENTINO.pdf388.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.