Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2004
Título: Avaliação na educação infantil: práticas e Instrumentos avaliativos
Autor(es): Cruz, Terezinha Monteiro da
Palavras-chave: Avaliação Escolar
Recursos Pedagógicos
Educação Infantil
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente trabalho aborda o tema: Avaliação na Educação Infantil – práticas e instrumentos avaliativos. Foi realizado com o objetivo de investigar e analisar as práticas e os instrumentos de avaliação utilizados pelos professores de educação infantil, bem como, estes são utilizados para acompanhar o desenvolvimento da criança. Na definição do percurso metodológico optou-se por uma pesquisa de campo, com método de abordagem qualitativa em uma Creche Municipal, situada na localidade de Lagoa do Mato pertencente ao município de Remígio - PB. Os instrumentos utilizados na pesquisa de campo foram: observações e anotações em uma das salas infantis (Pré-II), e questionários aplicados ao corpo docente da referida creche. Na realização do trabalho procurou-se definir: o significado de avaliação na prática escolar; como a avaliação se apresenta no contexto da educação infantil; e os instrumentos e seus objetivos na educação infantil. Os resultados da pesquisa indicaram que o processo avaliativo na educação infantil apresenta falhas. Constatou-se que são utilizados poucos instrumentos e que os mesmos são aplicados de forma equivocada, em vez de serem aplicados como instrumentos de reflexão para o professor, auxiliando as crianças em seu desenvolvimento, este vem sendo utilizado como uma prática classificatória.
Descrição: Cruz, T. M. da. Avaliação na Educação Infantil: práticas e Instrumentos Avaliativos. 2011. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2004
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Terezinha Monteiro da Cruz.pdfTerezinha Monteiro da Cruz297.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.