Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20049
Título: Brincadeiras e o desenvolvimento cognitivo
Autor(es): Costa, Cátia Maria Oliveira da
Palavras-chave: Ludicidade no ensino
Educação infantil
Desenvolvimento cognitivo da criança
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: Este trabalho reflete sobre a atividade lúdica na infância. Tem como objetivo geral identificar a inter-relação entre brincar e a cognição no desenvolvimento infantil por meio dos Estágios supervisionados em gestão escolar, educação infantil e Educação Fundamental. Construímos uma pesquisa participante, segundo Brennand, Medeiros e Figueiredo (2012). Utilizamos como embasamento teórico as ideias dos autores que discutem a importância do brinca no desenvolvimento infantil como Piaget (1990), Moylés (2002), Kishimoto (1994) bem como Cunha (2007) e Macedo (1995), que refletem sobre a utilização do jogo no cotidiano escolar. Como resultados, identificamos que a brincadeira é importante em todas as fases da vida do ser humano porque permite explorar os aspectos sociais, afetivos, motor e cognitivo. Por meio da atividade lúdica, a criança desenvolve autonomia e uma aprendizagem significativa. Logo, podemos considerar que a criança se desenvolve de forma satisfatória se em sua vida existir o ato de brincar.
Descrição: COSTA, C. M. O. Brincadeiras e o desenvolvimento cognitivo. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20049
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Catia Maria Oliveira da Costa.pdf5.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.