Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2005
Título: Leitura e escrita de cordel no ensino fundamental
Autor(es): Araújo, Luciene Ventura de
Palavras-chave: Alfabetização
Leitura
Escrita
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente artigo é resultado do estágio da disciplina Prática Pedagógica IV em Supervisão Educacional, realizado numa escola municipal na cidade de Campina Grande – PB. A pesquisa se deu a partir do “Projeto de Intervenção Pedagógica nos processos de leitura e escrita em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, no segundo semestre do ano de 2010. O projeto teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita através do trabalho com o gênero textual cordel. O artigo consiste na apresentação dos dados de uma pesquisa de caráter qualitativo do tipo pesquisa ação, visto que atuamos diretamente na elaboração e no desenvolvimento do referido projeto, na condição de supervisora estagiária. O desenvolvimento da pesquisa em questão se constitui como atividade do estágio supervisionado e é pré-requisito para a conclusão do Curso de Pedagogia. No nosso processo investigativo foi possível observar o quanto se faz necessário, nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas, oportunizar aos alunos momentos de leitura e escrita de forma mais prazerosa, garantindo-lhes o desenvolvimento da competência leitora e escritora. Na qualidade de supervisora estagiária, procuramos verificar o envolvimento dos alunos e do professor regente da turma com o projeto. Este trabalho teve como resultados, primeiro, a promoção de uma maior interação da turma, e segundo despertar nos alunos o gosto pela leitura e a escrita durante o processo, o que pode contribuir para um avanço significativo no processo de desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos.
Descrição: Araújo, L. V. de. Leitura e escrita de cordel no Ensino Fundamental. 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2005
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciene Ventura de Araújo.pdfLuciene Ventura de Araújo734.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.