Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20060
Título: Punir ou ressocializar? Uma reflexão sobre teoria e realidade do sistema prisional brasileiro
Autor(es): Silva, Giliard José Agra
Palavras-chave: Punir
Ressocializar
Sistema prisional brasileiro
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: Objetiva-se com o presente trabalho fomentar uma reflexão acerca do sistema prisional brasileiro e sua realidade entre ressocialização e punição. Optou-se por desenvolver uma pesquisa bibliográfica a partir de artigos científicos existente na literatura especializada. No decorrer da pesquisa são expostos temas esclarecedores, acerca do cenário atual e um breve histórico do sistema penitenciário brasileiro, com seus problemas de superlotação, condições precárias de saúde e infraestrutura que dificultam o processo de ressocialização. Como também a Lei de execução penal, que mesmo objetivando a ressocialização do individuo, não há efetividade no cumprimento, levando o estado a punir aqueles que estão privados de sua liberdade, dificultando a volta do preso ao meio social. Assim, verificou-se que o sistema prisional brasileiro encontra-se em crise, descumprindo leis e alimentando a ilusão de ressocializar o preso. Portanto, se faz necessário urgentemente uma mudança, pois o que está havendo é um desrespeito aos princípios da dignidade da pessoa humana e todas as demais garantias previstas em lei, acabando com os limites entre punir ou ressocializar?
Descrição: SILVA, G. J. A. Punir ou ressocializar? Uma reflexão sobre teoria e realidade do sistema prisional brasileiro. 2019. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20060
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Giliard José Agra Silva.pdfPDF - Giliard José Agra Silva424.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.