Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20067
Título: Alienação parental e aprendizagem da criança e do adolescente
Autor(es): Silva, Maria José Ginú da
Palavras-chave: Aprendizagem escolar
Criança
Adolescente
Alienação parental
Data do documento: 3-Jun-2019
Resumo: Este trabalho aborda a alienação parental, e os seus possíveis danos a aprendizagem da criança. A pesquisa investigou a relação entre alienação parental e aprendizagem escolar, destacando a importância da pedagogia enquanto possibilidade a minimizar o ato e os efeitos desse fenômeno. Intencionalmente buscou-se produzir informações necessárias a prática da prevenção e do combate a esse fenômeno que pode interferir no desenvolvimento e na aprendizagem escolar da criança e do adolescente. A investigação foi realizada no Conselho Tutelar do Município e no Fórum da Comarca de Guarabira PB. As informações colhidas através dos relatos de casos estudados deixaram claro que, a alienação parental constitui um abuso psicológico e agressivo contra a criança repercutindo negativamente em seu aprendizado escolar. Além disso, através dos resultados do estudo, pode-se afirmar que alienação parental dificulta o desenvolvimento da pessoa no meio social e que a pedagogia como método de interferir positivamente na educação da criança ou adolescente em sua aprendizagem apresenta-se enquanto condição de cuidar e lançar orientações as famílias e as escolas.
Descrição: SILVA, M. J. G. da. Alienação parental e aprendizagem da criança e do adolescente. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20067
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Ginú da Silva.pdfPDF - Maria José Ginú da Silva3.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.