Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20068
Título: Letramento: a compreensão leitora de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Silva, Edilene Florentino da
Palavras-chave: Letramento
Leitura
Gênero Textual
Data do documento: 7-Jun-2019
Resumo: Este artigo tem como propósito abordar o letramento em relação as práticas letradas na escola e a contribuição dos gêneros textuais de circulação social que se relacionam com estas práticas. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a compreensão leitora do educando através de produções textuais solicitadas em sala de aula. A fundamentação teórica parte dos estudos realizados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN (BRASIL,1998), Marcuschi (2008;2010), que situa os gêneros textuais, Kleiman (2005), Rojo (2009), Koch (2008;2009), que evidenciam o processo de leitura e de escrita e Bortoni-Ricardo (2008), que observa a inserção do sujeito em seu espaço social. Este estudo compreende uma pesquisa de campo norteada pelo paradigma interpretativista, que busca analisar a compreensão do sujeito através do processo de leitura e escrita em seu contexto social. Desta forma, os resultados obtidos são analisados através de uma atividade de produção textual realizada em sala de aula, no tocante a temática “bullying”, observando como os educandos interagem diante das práticas sociais em que se inserem, portanto, constatou-se que eles desenvolveram com eficiência as habilidades de leitura e escrita a partir do que foi proposto em sala.
Descrição: SILVA, E. F. da. Letramento: a compreensão leitora de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20068
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilene Florentino da Silva.pdfPDF - Edilene Florentino da Silva656.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.