Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20077
Título: A compreensão de deficiência no romance A Pata da Gazela, de José de Alencar: a sociedade no final do século XIX
Autor(es): Santana, Meirilane José de
Palavras-chave: Análise literária
Deficiência física
Valor cultural
Sociedade brasileira
Data do documento: 13-Jun-2019
Resumo: O presente artigo tem como objetivo principal compreender a concepção sobre deficiência relatada no romance brasileiro A pata da gazela, de José de Alencar. O referido romance retrata a história de uma personagem que tinha uma malformação em um dos pés. Nessa obra o autor retrata os costumes e os valores da sociedade brasileira no final do século XIX, especificamente a sociedade carioca. Constatamos os sentimentos de rejeição e não aceitação da deficiência. A sociedade brasileira do século XIX compreendia a deficiência como um defeito, favorecendo o processo de exclusão social da pessoa com deficiência.
Descrição: SANTANA, M. J. de. A compreensão de deficiência no romance A Pata da Gazela, de José de Alencar: a sociedade no final do século XIX. 2019. 20p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20077
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MEIRILANE JOSÉ DE SANTANA.pdf594.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.