Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20087
Título: Desenhando os traços da inclusão: relato de experiência junto ao Núcleo de Educação Especial - UEPB
Autor(es): Menezes, Manuella Patrício
Palavras-chave: Educação especial
Atendimento especializado
Síndrome de Down
Processo de individualização
Data do documento: 7-Ago-2019
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal apresentar as contribuições do trabalho do Núcleo de Educação Especial (NEDESP) da Universidade Estadual da Paraíba, campus Campina Grande, PB, no tocante aos estudos relacionados à inclusão e de como o NEDESP tem aproximado a UEPB da comunidade. Desse modo, aqui está o resultado de intervenções pedagógicas feitas a partir do contato com uma jovem com Síndrome de Down(SD). Para tanto, tomamos como método a pesquisa qualitativa. Como instrumento metodológico, utilizamos a observação participante. Nossos contatos com essa jovem, a partir de atendimentos, que se desenvolveram em três encontros semanais no período de fevereiro a dezembro de 2018. Foi instigante na medida em que percebemos o indivíduo com Donw e seu processo de individualização, em especial quando esse revela a sua identidadecorpórea. Para tanto, usamos como aporte teórico autores a exemplo ELIAS (1994),GONZÁLEZ (2002), DINIZ (2007) e MAGALHÃES (2015)
Descrição: MENEZES, M. P. Desenhando os traços da inclusão: relato de experiência junto ao Núcleo de Educação Especial - UEPB. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20087
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MANUELLA PATRICIO MENEZES.pdf394.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.