Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20092
Título: As religiões afro-brasileiras na escola: a desconstrução do preconceito religioso
Autor(es): Melo, Juliana Josefa do Nascimento
Palavras-chave: Religiões afro-brasileiras - escola
Cultura afro-brasileira - ensino
Preconceito religioso
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho foi realizado através de uma pesquisa qualitativa com fontes bibliográficas cujo objetivo é apresentar uma reflexão sobre a importância da escola e da/o professor/a como mediadores (as) no ensino da cultura africana e afro- brasileira na escola, enfatizando as religiões afro-brasileiras, especialmente o candomblé e a umbanda, as quais têm importância para o conhecimento da cultura africana, para a cultura afro-brasileira e para a História da formação da sociedade brasileira. Este assunto contribui para a desconstrução de visões negativas sobre essas religiões. Os/as autores/as que deram apoio para a construção deste artigo foram Amaral; Silva (2006), Guimes Filho; Oliveira; Nascimento (2012), Kadlubitski (2012). Estas obras seguem a orientação da Lei 10.639/03 que obriga o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas brasileiras.
Descrição: MELO, J. J. do N. As religiões afro-brasileiras na escola: a desconstrução do preconceito religioso. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20092
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Josefa do Nascimento Melo.pdfPDF - Juliana Josefa do Nascimento Melo418.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.