Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20094
Título: O papel do professor no desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais: um estudo de caso com professores do 3º, 4º e 5º anos
Autor(es): Vieira, Maria Marconilda Leite Benicio
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Papel do professor
Data do documento: 25-Nov-2017
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o papel do professor para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos das turmas do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental. Partindo do princípio que ele é peça fundamental para estimular as práticas de leitura diversas, levando o aluno a competências de ler, escrever e interpretar os vários gêneros textuais. Este estudo tem como percurso metodológico estudo de caso, realizado na Escola Maria das Chagas Candeia, com turmas do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental, a partir de fontes bibliográficas que tem como base os trabalhos de FERREIRO (2001), KAUFMAN (1998), RUSSO (2001). Procuramos apresentar aqui o papel do professor como orientador em sala de aula, destacando como deve ser visto o erro em ortografia pautado em prática tradicional, o recurso didático e pedagógico como instrumentos diversificados para auxiliar novas práticas de leitura e escrita na sala de aula. Para alcançar nosso objetivo foi aplicado um questionário que procurou coletar as concepções dos professores a respeito do conceito de leitura, recursos e material utilizados para desenvolver ações de leitura em sala de aula, o livro didático como ferramenta pedagógica. Frente aos dados coletados percebemos que se faz necessário construir práticas inovadoras do ensino de Língua Portuguesa, também com responsabilidade e acesso aos recursos didáticos necessários para promover atividade de leitura de forma dinâmica, criativa e prazerosa, pois mesmo sendo um agente motivador da leitura e escrita entre os alunos uma vez que valoriza os conhecimentos prévios dos alunos os professores pesquisados, necessitam ser auxiliados em seu trabalho de um biblioteca com recurso midiáticos adequados para os alunos, material livros de diversas temáticas para realizarem junto aos seus alunos uma ação efetiva no que diz respeito ao processo de leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental.
Descrição: VIEIRA, M. M. L. B. O papel do professor no desenvolvimento da leitura e da escrita nos anos iniciais: um estudo de caso com professores do 3º, 4º e 5º anos. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20094
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Marconilda Leite Benicio Vieira.pdf536.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.