Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20098
Título: A leitura lúdica na Educação Básica
Autor(es): Lucena, Rozilda Santos de
Palavras-chave: Leitura
Ludicidade
Educação Básica
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: Este trabalho versa sobre o brincar e a leitura na educação básica. Tem como objetivo geral compartilhar análises e vivências em torno da leitura lúdica em uma escola municipal de Patos, por meio do estágio supervisionado. Para tanto, estruturou-se uma pesquisa de natureza científica teórico-prática, com uma abordagem qualitativa. Envolveu uma pesquisa bibliográfica bem como um estudo empírico por meio das atividades de estágio supervisionado, quando foram coletados dados da escola-campo, através de questionários e entrevistas com gestores e educadores, de forma a construir a diagnose da referida escola e organizar um projeto de intervenção, posteriormente realizado na escola analisada. Como resultados, identificou-se as possibilidades de trabalhar a leitura lúdica, tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental. Contudo o jeito de brincar modifica-se nas diferentes faixas etárias. Também averiguou-se que a atividade educativa como a leitura lúdica depende do interesse, tempo e condições para que o professor possa realizar um trabalho de qualidade. Pois nem todos os professores estão preparados para explorar tal atividade, já que em muitas situações a brincadeira é tida como um passatempo. A formação inicial e continuada, então, deve, com urgência, contemplar práticas e reflexões sobre a leitura lúdica.
Descrição: LUCENA, R. S. A leitura lúdica na educação básica. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20098
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rozilda Santos de Lucena.pdf4.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.