Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2014
Título: Literatura na educação infantil: a contação de história na prática pedagógica
Autor(es): Diniz, Aluska Pombo Almeida
Palavras-chave: Literatura Infantil
Contação de História
Desenvolvimento
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Neste trabalho é apresentada uma pesquisa sobre a contação de histórias e sua importância para o desenvolvimento de crianças na Educação Infantil. A pesquisa caracteriza-se como do tipo pesquisa de campo e do tipo bibliográfica. Para coleta de dados foi utilizada a observação e a escuta a professoras, através de um questionário. O estudo inicia-se com um Breve Histórico acerca da origem da literatura infantil na Europa e no Brasil, ao longo dos séculos, desde Esopo, o iniciador desta atividade com contos orais que tinha um fundo moralista, passando por La Fontaine, Perrault, os Irmãos Grimm, Hans Christian Andersen vindo para a literatura brasileira com Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Ziraldo dentre outros. Buscou-se, também, apresentar a importância acerca da Literatura Infantil principalmente no que diz respeito à formação intelectual da criança, pois, ao ouvir muitas histórias as crianças já iniciam uma aprendizagem para ser um bom leitor, e a resolver conflitos emocionais como: medo, tristeza, raiva, espanto, pavor, insegurança, tranquilidade, saudade e lembranças, suscitando assim, o imaginário de cada criança. Foi possível observar, a partir do processo investigativo, que no uso da literatura, através da contação de história na prática pedagógica junto a crianças pequenas, deve-se levar em conta o desenvolvimento da criatividade, do censo crítico, da oralidade destas crianças, bem como o despertar pelo gosto de ler.
Descrição: Diniz, A. P. A. Literatura na educação infantil: a contação de história na prática pedagógica. 2011. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2014
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aluska Pombo Almeida Diniz.pdfAluska Pombo Almeida Diniz636.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.