Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20143
Título: Estágio na formação docente: as barreiras que se enfrenta na prática pedagógica através da vivência do meu estágio supervisionado II
Autor(es): Silva, Edilma Oliveira da
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Prática docente
Desafios na docência
Data do documento: 10-Jun-2019
Resumo: Essa pesquisa objetiva analisar os desafios enfrentados pelo docente em sua prática pedagógica a luz do que foi visto o componente curricular de estágio supervisionado, enquanto realidade da docência. Analisa a conexão entre a teoria e a prática e, o que impossibilita a reciprocidade entre esses dois eixos, causando sua ruptura no cotidiano docente. Orienta-se pela busca da compreensão da ação do referido profissional, de sua identidade, das crises por ele vivenciadas, da sua didática, e dos obstáculos encontrados em seu processo de ensino para a garantia da aprendizagem dos alunos. Procura-se retirar o peso da culpa do ombro dos professores analisando a situação que provoca entraves e desafios em sua complexidade. Sendo uma pesquisa do tipo etnográfico (pois a fase inicial se deu na época de inserção em campo para observação) e bibliográfica com base teórica e documental, além da realização de entrevistas. Como principais fontes de análise teórica cita-se André (1995/2006), Freire (1997/2006/2014), Rays (1996), Feuerbach (2005), Damis (1996), Marconi; Lakatos (2003), Pereira; e Martins (2002). As entrevistas foram aplicadas a quatro docentes da educação infantil e fundamental I da rede municipal de ensino. Os resultados apontam para a existência de uma dicotomia entre o que está mostra nas leis e nas teorias e o que de fato se efetiva na práxis, o que conduz a conclusão de que existem ainda muitos desafios a serem superados no exercício da docência.
Descrição: SILVA, E. O. da. Estágio na formação docente: as barreiras que se enfrenta na prática pedagógica através da vivência do meu estágio supervisionado II. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20143
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilma Oliveira da Silva.pdfPDF - Edilma Oliveira da Silva838.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.