Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20148
Título: Jogos matemáticos e aprendizagem
Autor(es): Costa, Marinalva Rodrigues
Palavras-chave: Jogos educacionais
Ensino-aprendizagem
Matemática
Data do documento: 19-Jul-2014
Resumo: O cenário escolar nos dias atuais apresenta inúmeros desafios para a concretização da tarefa educativa. Os “jogos matemáticos e a aprendizagem” apresentam-se como atividade promissora, tendo em vista que os alunos necessitam vivenciar situações que lhes permitam vencer desafios e contribuam para a construção da autonomia e a formação da identidade. Considerando que os jogos possam ser utilizados para motivar o interesse pelos conteúdos apresentados, sentiu-se a necessidade de investigação sobre a influência destes no processo de ensino da matemática. O trabalho versa sobre as possibilidades de inserção dos jogos na aprendizagem escolar e tem o intuito de responder às seguintes perguntas: Como os jogos podem contribuir no processo ensino aprendizagem? Que teóricos escreveram sobre a influência dos jogos na aprendizagem dos educandos? Quais os principais tipos de jogos que auxiliam na aprendizagem da matemática nas séries iniciais? Esta investigação objetivou de um modo geral analisar como os jogos podem contribuir no processo ensino aprendizagem. De forma específica, tornou-se necessário conhecer a opinião de diferentes teóricos sobre a influência dos jogos na aprendizagem dos educandos, e citar exemplos de jogos que auxiliam na aprendizagem dos discentes. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, onde realizamos uma consulta bibliográfica referente ao tema “Jogos matemáticos e aprendizagem”. Em linhas gerais, a opinião de diversos teóricos recomendam o uso dos jogos para estimular o processo de aprendizagem, especialmente o de matemática. Conhecemos ainda, tipos de jogos devem ser utilizados para facilitar esta aprendizagem.
Descrição: COSTA, M. R. Jogos matemáticos e aprendizagem. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PARFOR) –Universidade Estadual da Paraíba, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20148
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marinalva Rodrigues Costa.pdfPDF - Marinalva Rodrigues Costa528.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.