Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2015
Título: A orientação educacional em face à orientação profissional: uma experiência no ensino médio numa escola pública de Campina Grande
Autor(es): Silva, Romana Ronigreci Dias da
Palavras-chave: Orientação educacional
Cotidiano escolar
Estagio
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar a descrição das atividades de estágio em Orientação Educacional na Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida realizada no período de 2010 a 2011. As atividades de estagio foram organizadas em duas etapas: inicialmente observamos o cotidiano escolar e coletamos dados referentes à caracterização da escola, seus recursos materiais e humanos. Neste momento buscamos conhecer a escola em seus aspectos físicos, administrativos e pedagógicos, visando conhecer suas condições em geral, seus projetos pedagógicos, e especificamente o trabalho da Orientação Educacional. Para conhecermos melhor o público discente que iríamos trabalhar, aplicamos um questionário nas turmas de primeiro, segundo e terceiro ano do turno manhã do Ensino Médio. A partir dos resultados obtidos na análise dos questionários elaboramos um plano de intervenção em Orientação Educacional junto aos alunos, que foi direcionado para as turmas de 3º ano do turno manhã. Nossa prática esteve embasada no referencial teórico que norteou o histórico de surgimento da Orientação Educacional nos Estados Unidos e no Brasil e o respaldo legal que autorizou o funcionamento da OE no Brasil.
Descrição: Silva, R. R. D. da. A Orientação Educacional em face à Orientação Profissional: uma experiência no ensino médio numa escola pública de Campina Grande. 2011. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2015
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Romana Ronigreci Dias da Silva.pdfRomana Ronigreci Dias da Silva6.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.