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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2016
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Paula Francinete Souza de | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:29:47Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:29:47Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2016 | - |
dc.description | Oliveira, P. F. S. de. Refletindo sobre a orientação educacional como mediador/a das relações de gênero na escola. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma discussão baseada em dados coletados no Estágio de Orientação Escolar realizado numa Escola Pública Municipal de Campina Grande-PB. Tal discussão objetivou descrever a prática cotidiana do/a Orientador/a Educacional (O.E.), frente às questões de gênero em termos dos estereótipos comportamentais vivenciados por meninos e meninas no cotidiano escolar, mas especificamente, as formas do brincar. Assim, verificamos: a) a importância do papel do/a O.E., diante de tais questões e b) que atividades o/a O.E. desenvolve junto aos professores/as e alunos/as visando a desconstrução nos relacionamentos inter-pessoais dos/as educandos/as. As atividades realizadas no Campo de Estágio basearam-se nas contribuições dos/das autores/ Grinspun (1992), Zotti (2004), Louro (2008), Auad (2006), entre outros/as autores/as. Na exposição e discussão dos dados verificou-se: o/a O.E atua como ponte entre aluno/a e família, são responsáveis por orientar os/as mesmos/as quanto a o uso saudável do seu corpo, assim como torná-los/as cidadãos/ãs críticos/as e atuantes em sua sociedade, que apesar de ser um trabalho de difícil atuação, principalmente pelas condições desfavoráveis de trabalho procura desenvolver atividades que ajudem a quebrar os estereótipos entre os meninos e as meninas de maneira que os façam compreender a importância de ambos os sexos. Dessa forma, concluirmos que o papel do/a O. E. é fundamental dentro de uma escola, pois esse/a profissional é responsável por tentar manter o equilíbrio entre docente, discente e família. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Elvira Bezerra Pessoa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Orientação educacional | pt_BR |
dc.subject | Relações de Gênero | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano escolar | pt_BR |
dc.title | Refletindo sobre a orientação educacional como mediador a das relações de gênero na escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PDF - Paula Francinete Souza de Oliveira.pdf | Paula Francinete Souza de Oliveira | 867.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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