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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Júlia Maria Neves de-
dc.date.accessioned2019-08-23T15:45:04Z-
dc.date.available2019-08-23T15:45:04Z-
dc.date.issued2019-06-12-
dc.identifier.otherCDD 372.652 1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20171-
dc.descriptionBRITO, J. M. N. de. Ensino de inglês para idosos: estudo de caso sobre metodologias e atividades pedagógicas na UAMA. 2019. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista o crescimento acelerado da população idosa a nível mundial, o aumento da expectativa de vida e as mudanças no posicionamento do idoso na sociedade, tornam-se necessárias práticas educacionais que incluam o sujeito idoso. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar de que forma as atividades pedagógicas do curso de inglês da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) contemplam práticas adequadas às necessidades do aluno idoso. Para tal, descrevemos as principais características de algumas atividades pedagógicas utilizadas pelas professoras do curso de inglês da UAMA; e verificamos como as referidas atividades se relacionam com os princípios da Abordagem Comunicativa (AC) e com as metodologias de ensino voltadas ao idoso. Como referencial teórico fizemos uso das contribuições de Richards e Rodgers (2001) e Oliveira (2014), sobre as metodologias de ensino de Língua Estrangeiras, com foco em Almeida Filho (2008), Jones (2007), Brown (2008), Ellis (2004), Nunan (2004), entre outros, para tratar da AC, bem como das contribuições de Bella (2007), Boianoski e Fernandes (2006), Pizzolato (1995), Oliveira et al (2010), Basso (2011), entre outros, no que se refere ao aluno idoso, suas características e metodologias de ensino de inglês. Realizamos, portanto, segundo Gil (2002), um estudo de caso de natureza qualitativa, analisando os planos de aula e relatos reflexivos elaborados pelas professoras no segundo semestre do curso de inglês para a turma II da UAMA. Concluímos, ao final, que várias características da AC e das metodologias de ensino para idosos estão presentes nas atividades do curso em questão, e que o planejamento e execução de procedimentos pedagógicos baseados nas necessidades dos alunos, além de favorecerem a autonomia de professores e alunos, podem contribuir para o sucesso do processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Karyne Soares Duarte Silveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectAluno idosopt_BR
dc.subjectAbordagem comunicativapt_BR
dc.subjectAtividade pedagógicapt_BR
dc.titleEnsino de inglês para idosos: estudo de caso sobre metodologias e atividades pedagógicas na UAMApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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