Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20175
Título: El mar es un olvido: relato de experiência sobre literatura e interculturalidade nas aulas de espanhol como língua estrangeira
Autor(es): Araújo, Evandro de Caldas
Palavras-chave: Interculturalidade
Texto literário
Língua espanhola
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: A inserção do aluno no universo da literatura pode se converter em uma ação transformadora e inspiradora, potencializando o aprendiz a uma compreensão geral do mundo, como também a uma interpretação de si próprio e de tudo que está ao seu redor. No entanto, ao pensarmos na abordagem de textos literários em sala de aula, e levando em consideração os conhecimentos e experiências que o aluno traz do seu cotidiano, acreditamos que tais conhecimentos são fundamentais para a vivência dos aprendizes com o texto literário, e mais especificamente nas aulas de espanhol como língua estrangeira (ELE) já que podem ser trabalhados sob uma perspectiva intercultural. Deste modo nossa pesquisa tem como objetivo geral relatar as experiências desenvolvidas com o texto literário sob uma perspectiva intercultural nas aulas de ELE em uma escola pública de Ensino Médio. E como objetivo específico buscamos: demonstrar como o TL(Texto Literário) em língua espanhola pôde ajudar os alunos do ensino médio na aquisição de novos conhecimentos e no desenvolvimento de uma experiência intercultural a partir do poema El mar es un olvido do poeta espanhol Jorge Guillén. Em relação aos procedimentos metodológicos classificamos nosso estudo como uma pesquisa ação de cunho qualitativo. Como embasamento teórico nos aportamos nas considerações de Barthes (1997), Cosson (2006), Albaladejo (2007), Santos (2007), como também a OCEM/ Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006).
Descrição: ARAÚJO, E. de C. El mar es un olvido: relato de experiência sobre literatura e interculturalidade nas aulas de espanhol como língua estrangeira. 2019. 42p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20175
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - EVANDRO DE CALDAS ARAÚJO.pdf1.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.