Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20197
Título: O lúdico como facilitador da aprendizagem nos anos iniciais do fundamental
Autor(es): Medeiros, Maria Betânia Rodrigues de
Palavras-chave: Ludicidade
Ensino Fundamental
Formação de professores
Estágio Supervisionado
Data do documento: 24-Mai-2019
Resumo: O ser humano desde o início da sua vida está constantemente aprendendo, sendo uma tarefa inerente a sua vida e necessária para o seu desenvolvimento. A sociedade como um todo cresce quando cada indivíduo se desenvolve. A educação constitui-se no pilar de todo o desenvolvimento humano e social. No entanto, as mudanças sociais, a globalização e o excesso de informação, fizeram com que o ato de aprender passasse a ser encarado como monótono e desinteressante, entre outros desafios. O lúdico, vem ganhando destaque como parte essencial no processo de educar, fazendo necessário compreender os seus benefícios e as potencialidades dentro do ambiente escolar, desde as séries iniciais do ensino fundamental. Diante disso, justificando-se neste fato, fez-se necessário analisar o lúdico como facilitador da aprendizagem nos anos iniciais do fundamental. Utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica em bancos de dados de grande relevância e em obras de autores renomados. O presente estudo teve como objetivo principal analisar o lúdico como facilitador da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e como objetivos secundários, compreender a importância do lúdico e interações com jogos e brincadeiras para o desenvolvimento dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental; destacar a real importância da ludicidade na aprendizagem e analisar quais os principais benefícios para a criança que aprende por meio do lúdico. Por fim, após uma exaustiva e minuciosa pesquisa, pode-se concluir que o lúdico é algo fundamental para o processo de ensino, pois, traz consigo inúmeros benefícios para o desenvolvimento do educando, como a melhora da socialização, coordenação motora, do pensamento estratégico, entre outros. Além disso, contribui significativamente para o desenvolvimento de aspectos cognitivos que permite moldar a personalidade da criança de forma que a mesma aprenda a se colocar no lugar do próximo e a contribuir positivamente para a melhoria da realidade a sua volta. A prática do lúdico, pode-se observar, que é amplamente defendida por diversos autores, como prática pedagógica, que deve ser inserida desde os anos iniciais do ensino fundamental, por facilitar a aprendizagem, além de torna-la motivadora e alegre, pelo fato de se aprender brincando.
Descrição: MEDEIROS, M. B. R. O lúdico como facilitador da aprendizagem nos anos iniciais do fundamental. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20197
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Betânia Rodrigues de Medeiros.pdf449.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.