Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20199
Título: Ensino de ciências da natureza em uma escola do campo: possibilidades e desafios
Autor(es): Wanderley, Nayara Leite
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Abordagens e metodologias de ensino
Escola do Campo
Data do documento: 24-Jun-2019
Resumo: O presente artigo tem como objetivo geral investigar como professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem e realizam o trabalho com a ciências da natureza no dia a dia do seu trabalho. Identificar abordagens atuais para o ensino de Ciências e averiguar a abordagem pedagógica do livro didático de Ciências dos anos inicias na escola do campo investigada. Essa é uma pesquisa qualitativa cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a 06 professores de anos iniciais da escola investigada, bem como a análise do livro didático para esta etapa. Os sujeitos da pesquisa percebem a importância e a contribuição das ciências da natureza para a formação do cidadão consciente de deveres e da conservação do meio ambiente. E ainda que estudos acadêmicos e direcionamentos do MEC fazem a defesa do ensino de ciências na contribuição para a alfabetização científica do cidadão. Porém, a realidade física e pedagógica das escolas evidencia que Ciências ainda é tratada como uma matéria de segunda ordem.
Descrição: WANDERLEY, N. L. Ensino de ciências da natureza em uma escola do campo: possibilidades e desafios. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20199
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nayara Leite Wanderley.pdf728.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.