Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20199
Título: | Ensino de ciências da natureza em uma escola do campo: possibilidades e desafios |
Autor(es): | Wanderley, Nayara Leite |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Abordagens e metodologias de ensino Escola do Campo |
Data do documento: | 24-Jun-2019 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo geral investigar como professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental compreendem e realizam o trabalho com a ciências da natureza no dia a dia do seu trabalho. Identificar abordagens atuais para o ensino de Ciências e averiguar a abordagem pedagógica do livro didático de Ciências dos anos inicias na escola do campo investigada. Essa é uma pesquisa qualitativa cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado a 06 professores de anos iniciais da escola investigada, bem como a análise do livro didático para esta etapa. Os sujeitos da pesquisa percebem a importância e a contribuição das ciências da natureza para a formação do cidadão consciente de deveres e da conservação do meio ambiente. E ainda que estudos acadêmicos e direcionamentos do MEC fazem a defesa do ensino de ciências na contribuição para a alfabetização científica do cidadão. Porém, a realidade física e pedagógica das escolas evidencia que Ciências ainda é tratada como uma matéria de segunda ordem. |
Descrição: | WANDERLEY, N. L. Ensino de ciências da natureza em uma escola do campo: possibilidades e desafios. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20199 |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Nayara Leite Wanderley.pdf | 728.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.