Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20209
Título: A educação infantil e o processo de adaptação à escola
Autor(es): Costa, Michaely Pereira da
Palavras-chave: Educação infantil
Adaptação escolar infantil
Socialização escolar infantil
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: O artigo que se apresenta faz referência a um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, que visa investigar na perspectiva docente como se contempla o processo de adaptação da criança na Educação Infantil, buscando compreender suas opiniões sobre a adaptação de crianças na educação infantil e entender a importância da acolhida diante da dificuldade deste processo. Utilizando como métodos para alcançá-los a literatura do nosso aporte teórico embasam-se em documentos oficiais pertinentes ao tema, bem como em contribuições dos autores Ahgotti, (2010) Basseadas, (1999); Santos, (2010); Souza, (2007), dentre outros. Esse trabalho configura-se como pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que contou com aplicação de questionários à profissionais da Educação Infantil juntamente com observações realizadas em uma Escola da Rede Privada da cidade de Campina Grande/PB, mais especificamente, numa turma do Infantil III, na qual foi possível conhecer e acompanhar a realidade do processo de adaptação e a importância da acolhida diante deste período. Percebendo-se por meio desta pesquisa, que a adaptação das crianças na Educação Infantil é um período de aprendizado, é novo e dolorido para algumas crianças e familiares.
Descrição: COSTA, M. P. da. A educação infantil e o processo de adaptação à escola. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20209
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MICHAELY PEREIRA DA COSTA.pdf492.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.