Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20214
Título: Leitura nos anos iniciais: uma experiência no estágio supervisionado
Autor(es): Santos, Maria Sônia da Costa
Palavras-chave: Pedagogia
Criança
Leitura
Data do documento: 1-Jun-2019
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso requerido como exigência para obtenção do título de Licenciada Plena em Pedagogia no Campus III, na cidade de Guarabira/PB, realizado pela disciplina de Estágio Supervisionado III, no 1° ano do ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Edvardo Toscano, no bairro carente desse município. A importância de presenciar as ações pedagógicas nessa escola foi fundamental para o desenvolvimento das experiências dos estagiários. As visitas nos mostraram as necessidades que há em relação a qualidade do ensino e as formas de resoluções apresentadas para esses problemas. As leituras estão inseridas nesse contexto, muitas crianças tinham dificuldades para ler e foram apresentadas ações pedagógicas para sanar tais problemas. Os estagiários deram um toque de requinte pedagógico, através do acolhimento das crianças, estimulando cada uma delas para as práticas escolares, focando no contato com a leitura. A roda de leitura, brincadeiras com palavras e formação de frases por meio de figuras ilustrativas facilitou essa vontade das crianças pela leitura. Visualizar a sala de aula no 1º ano do ensino fundamental significou muito para entender como o aluno tem contato com a leitura e como foi abordado o ensino e aprendizagem nessas aulas. Contudo, percebeu-se posturas tradicionais, porém a professora acabou acatando as ideias propostas e empreendidas, para inovar a prática de leitura em sala de aula e, enveredar pelo caminho da pesquisa na visão de melhorar sua prática educativa. Um ponto culminante dessa experiência no estágio supervisionado constitui-se pelo carinho de cativar o gosto pela leitura, por meio das histórias infantis, poesias e contos dinâmicos, essa foi nossa coparticipação na turma visitada. Desencadear na criança o gosto e prazer da leitura é possibilitar autonomia de interpretar e contribuir com a formação de um cidadão que pode exercer sua cidadania plena.
Descrição: SANTOS, M. S. da C. Leitura nos anos iniciais: uma experiência no estágio supervisionado. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20214
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Sônia da Costa Santos.pdfPDF - Maria Sônia da Costa Santos427.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.