Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20227
Título: Um estudo acerca da ruptura de Emily Dickson com o calvinismo
Autor(es): Silva, André Nascimento
Palavras-chave: Calvinismo
Transcendentalismo
Emily Dickson
Protestantismo
Data do documento: 23-Ago-2018
Resumo: Emily Dickinson (1830-1886), poeta norte-americana, que viveu e escreveu no círculo literário de sua época cerca de 1775 poemas com uma escrita concisa e simples, contudo, o sentido ultrapassa os códigos linguísticos. Este trabalho tem como objetivo analisar dois poemas de Emily Dickinson buscando investigar o rompimento da poeta com o calvinismo; e busca comprovar que o transcendentalismo foi uma das causas que influenciou a poeta a romper com o calvinismo, além disso, identificar que o motivo da ruptura também ocorreu devido aos ditames de uma sociedade opressora. Nossa pesquisa é de caráter bibliográfico e os principais autores utilizados como embasamentos teóricos para nossa pesquisa foram: Todd (1982); Bloom (2008); Frost (2011) dentre outros. Como resultado, verificou-se que a análise dos poemas contribuiu de forma significativa para alcançar os objetivos propostos, pois a visão da poeta diverge da concepção calvinista. Portanto, sua voz revela o seu rompimento com o calvinismo por causa das influências do movimento transcendentalista e também devido aos ditames de uma sociedade opressora contra as mulheres. Espera-se que este trabalho possa trazer novas perspectivas para futuras pesquisas.
Descrição: SILVA, A. N. Um estudo acerca da ruptura de Emily Dickson com o calvinismo. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20227
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ANDRÉ NASCIMENTO E SILVA.pdf796.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.