Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20237
Título: A contribuição da psicomotricidade em casos de alunos com disgrafia
Autor(es): Vasconcelos, Paola Ravelly da Silva
Palavras-chave: Disgrafia
Aprendizagem da escrita
Educação psicomotora
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: A psicomotricidade esta intimamente ligada a todos os movimentos corpóreos desde os mais "simples" até os mais "complexos" é uma excelente ferramenta para a obtenção de uma boa escrita, visto que ela está presente em nossas vidas até nos mínimos gestos e de suma importância para o desenvolvimento psicomotor da criança. O presente Trabalho de Conclusão de Curso baseia-se no seguinte questionamento: Qual é a contribuição da psicomotricidade para os casos de disgrafia?. Esse questionamento, entre outros fatores foram essenciais para nos levar a investigar sobre a psicomotricidade x disgrafia. Partindo dessa linha de raciocino, objetivamos com nosso artigo cientifico compreender a importância e a contribuição da psicomotricidade para o desenvolvimento dos alunos que apresentam casos de disgrafia. Para a realização de nossa pesquisa bibliográfica, utilizamos em nosso aporte teórico, os seguintes autores: Ajuriaguerra (1988), Barreto (2000), Costa (2010), Fonseca (1995, 1998), Garcia (1998), Haetinger (2005), Levin (2007), Oliveira (2007), entre outros, visando promover uma maior reflexão acerca da temática a qual está sendo proposta. Logo, a temática a ser abordada e discutida surgiu a partir da inquietação de compreender de que maneira a psicomotricidade contribui para o desenvolvimento de alunos com disgrafia. Ao final de nosso estudo, constatamos que a partir do momento em que a psicomotricidade passa a ser integrada a uma atividade escolar, ela torna-se uma forte aliada para as crianças que apresentam distúrbios de grafia. Uma vez que, a psicomotricidade irá facilitar o processo de desenvolvimento integral da criança. Promovendo assim o desenvolvimento das capacidades de pensamento e criatividade (aspecto intelectual), do controle muscular, de equilíbrio e dos sentidos em geral (aspecto psicomotor), do ponto de vista afetivo, o jogo é uma atividade de treinamento que permite a criança expressar-se livremente.
Descrição: VASCONCELOS, P. R. da S. A contribuição da psicomotricidade em casos de alunos com disgrafia. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20237
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paola Ravelly da Silva Vasconcelos.pdfPDF - Paola Ravelly da Silva Vasconcelos589.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.