Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20243
Título: O texto multimodal na aquisição da leitura e da escrita prazerosa e relevante
Autor(es): Araújo, Maria do Socorro Costa de
Palavras-chave: Pratica de incentivo a leitura
Texto multimodal
Leitura
Data do documento: 24-Mai-2019
Resumo: Esta pesquisa traz uma proposta de leitura de texto multimodal para ser desenvolvido com os alunos do 2º ano do Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sizenando Florido Sousa, com o objetivo geral de favorecer a aquisição da leitura e da escrita significativa, através do poema e dos materiais dourados, como momento prazeroso envolvendo a interação com as múltiplas linguagens apresentadas no texto. Acredita-se que os textos multimodais, por apresentarem várias linguagens, podem favorecer o desenvolvimento de uma leitura e escrita mais apreciável. A proposta a seguir trata-se do incentivo aos alunos no que se refere ao aperfeiçoamento da leitura, da escrita e das diferentes linguagens, visto que, diante de avaliações mais definidas, necessitou-se de um olhar pedagógico mais direcionado. Foi priorizada a apreciação da leitura e da escrita por meio do estudo do poema, porque buscou-se através dele, o desenvolvimento das capacidades que os alunos desse nível de desempenho precisam para avançar no processo de apropriação da leitura e da escrita proficiente, sem perder de vista o letramento. Partindo do pressuposto de que a leitura e a escrita no 2º ano do Fundamental- Anos iniciais têm deixado lacunas na formação desses discentes, dificultando o desenvolvimento das competências e habilidades relacionadas a esses conhecimentos, “os alunos necessitam tomar gosto pela leitura e escrita”. Para isso, sugeriu-se uma proposta de leitura e escrita a partir do Poema “Vamos recrear?”; de Maria do Socorro Costa de Araújo, no intuito de promover o envolvimento do estudante com uma leitura e uma escrita mais agradável e expressiva na construção de sentidos de um texto.
Descrição: ARAÚJO, M. S. C. O texto multimodal na aquisição da leitura e da escrita prazerosa e relevante. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20243
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Costa de Araújo.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.